Lourdes na rota dos Santuários Marianos

Mais um bocadinho da minha viagem o sul de França, região de Aquitânia, neste caso à região dos Altos Pirenéus e à cidade de Lourdes.




Foi uma visita curta porque no mesmo dia fomos visitar as Grutas de Betarram.







MÃEEE não se tira fotografias.... está a haver missaaaa :O



É uma das cidades de maior destaque em toda a França pelo culto mariano, tem um Santuário que é dos maiores centros de peregrinação do mundo católico, á semelhança do Santuário de nossa senhora de Fátima em Portugal e do santuário de Nossa senhora Aparecida no brasil.
o qual viajam anualmente entre 4 e 6 milhões de peregrinos.










 Um carrinho especial para transporte de doentes, muitos são transportados nas suas camas mesmo.






Em Lourdes visitámos a sua imponente Basílica em três pisos e nas diversas igrejas/capelas apenas entrámos, porque havia missa em todas, nas mais diversas línguas.




A Gruta, onde apareceu a Senhora à vidente Bernardete e onde brotam as águas milagrosas.



O cálvario

E perdemo-nos pelas ruas do centro da vila.




A cidade à semelhança de Fátima, mas a uma escala muito superior, vive voltada para os peregrinos e o enorme comércio em torno deles.





Até as freirinhas iam animadas com os seus souvenirs :)


Hotéis e mais hotéis em cada esquina, cada um maior que o outro.


Ruas e ruas de lojas onde se vende de tudo, dos artigos religiosos, aos típicos souvenirs, camisolas bonés, imans, doces típicos e outros gourmet, toneladas de garrafões e garrafas e garrafinhas de água ou para a água, porque peregrino que se preze tem que trazer água de Lourdes.


Porquê água? porque um dos milagres de Lordes tem a ver com a cura obtida pelas suas águas, as águas que brotam da gruta onde a senhora apareceu a Bernardete.

A Basilica é uma construção imponente, cuja composição lembra o gesto biblico dos braços abertos, é símbolo Mundial da fraternidade entre os homens, foi construída no estilo Romano-Bizantino.
Tem no seu espaço 22 lugares de culto, a basilica tem 3 pisos e igrejas em todos


A cidade é atravessada pelo rio Gave de águas límpidas e com um ar muito fresco e que transmite uma certa calma ao lugar.



As casinhas que se vêem no meio das árvores são queimadores de velas






Em 11 de fevereiro de 1958 uma camponesa afirmou ter visto uma dama numa gruta nas margens do Rio gave de Pau a cerca de uma milha da cidade, enquanto ela uma amiga e a irmã recolhiam lenha. as aparições sucederam-se até Bernadette ter 16 anos e muito á semelhança de Fátima, a senhora apareceu e pediu a Bernardete para voltar e ela voltou sempre mesmo sendo proibida pelos pais e pelas autoridades que chegaram a vedar a gruta, pelo grande impacto que estas afirmações tiveram e da enorme procura pelas pessoas na procura da cura milagrosa das águas que brotavam dessa mesma gruta. Bernadette continuou sempre a visitar a gruta, mesmo quando esta estava interdita, foi canonizada como santa e o papa Pio IX autorizou o bispo local a permitir a veneração da Virgem Maria em Lourdes em 1962. in Wikipédia.


Para se alojar em Lourdes o que não falta são hotéis, a oferta é enorme, dentro da cidade há  boas escolhas e a preços excelentes. O Best Western Plus Hôtel Le Rive Droite & SPA    O Hôtel Panorama  e O Appart'hotel le Pèlerin   estes que seleccionei todos de 4 estrelas e o preço inferior a 90 euros na época baixa, porque a maioria ronda os 40 a 50 euros por noite.

 Os três estarolas :)
E no  facebook já foram espreitar? mais fotografias sempre frescas :) 

Comentários

  1. Que giro! Ainda agora comentava com o meu marido que um dia gostava de ir a Lourdes! Afinal chamo-me Elisabete de Lourdes! Em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da nossa paróquia. E agora chego aqui e vejo estas fotos magníficas! Deve ser um sinal, só pode! Obrigada por partilhares! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares