Douro Património da humanidade e um hotel para relaxar

Como o nome do blog indica, nem só de comida vive o homem e para mim viajar é uma paixão uma espécie de alimento para a alma, adoro sair do país ir à procura de novos mundos e culturas, costumes e gastronomia, conhecer pessoas e lugares, mas também gosto muito de ir para fora cá dentro, como se diz por cá e Portugal tem sítios e paisagens lindíssimas, uma gastronomia muito rica e variada.


Há duas regiões de eleição, sem contar a minha de coração, a terra onde nasci, as minhas preferidas são o Alentejo, pela imensidão das paisagens e o sossego que transmitem e o Douro, exactamente pelo oposto, mas onde o rio é rei, percorrendo entre vales e montes paisagens lindíssimas, nem sei como ainda não lhe tinha feito nenhuma homenagem por aqui, já que todos os anos vamos lá passar uns dias.


 "Em Dezembro de 2001, a UNESCO elevou o Alto Douro Vinhateiro a Património da Humanidade. Um título, atribuído por unanimidade, que premiou a Região vinícola demarcada mais antiga do mundo, decretada pelo Marquês de Pombal, em 1756. Região única por reunir as virtudes do solo xistoso e da sua exposição solar privilegiada com as características ímpares do seu microclima em conjunto com o trabalho árduo do homem do Douro. 
 A sua Paisagem evidencia três aspectos principais: o carácter único do território, a relação natural da cultura do vinho com a oliveira e a amendoeira e a diversidade da arquitectura local. Para além destes aspectos, a candidatura destacou o trabalho notável realizado pelo homem na construção de muros em xisto que prolongam as encostas e, sobretudo, a autenticidade e integridade da paisagem cultural."


A zona tem muito para fazer e visitar, como ficámos na zona de Peso da Régua, deixo sugestões para fazer a partir daí, passeios que já fizemos noutras alturas de viajantes sozinhos.


Com uma criança e um hotel com piscina é mais difícil sair e deixar as mordomias que este Douro Scala nos oferece.


Do cais da Régua saem muitos barcos quer em direcção ao porto quer no sentido oposto, que fazem cruzeiros pelo rio lindíssimos, onde só as paisagens valem a pena.
Estes cruzeiros tem a particularidade de irem subindo e descendo várias eclusas de barragens, uma maravilha da engenharia que permite navegar nos rios mesmo havendo barragens com desníveis enormes. Fazem paragens em quintas, onde se pode visitar as casas senhoriais, adegas com provas de vinhos.




Existem museus bem perto que merecem uma visita "O Museu do Douro", mesmo na Régua , em Amarante o Museu de Amadeu de Sousa Cardoso, onde já fui 2 vezes e em nenhuma o consegui visitar, por um motivo ou por outro.


A" Fundação Casa de Mateus" em Vila real também não muito longe e que merece uma visita.

Existem miradouros muito bonitos dos quais destaco São Leonardo da Galafura.

Quintas e palacetes muitos dos quais estão abertos ao publico

 Desta vez ficámos num hotel muito simpático, mesmo no meio dos vinhedos.







É um hotel muito calmo e sossegado, com tudo que se precisa para descansar, o silencio do local envolvente, a paisagem linda, uma piscina maravilhosa para as delicias do mais pequeno e dos grandes também, para aproveitar ao máximo um Spa e piscina interior, para que não falte água quando faltar o calor, que não foi o caso da nossa estadia.

O hotel é lindo, com uma parte antiga muito bem preservada







 e uma parte mais moderna para maior conforto dos clientes.






O restaurante maravilhoso, um pequeno almoço dos deuses, com tudo que se pode esperar de um bom hotel, pãozinho de vários tipos, doces e queijos regionais, croissants e bolinhos, sumos naturais,.... para almoçar e jantar, oferece uma cozinha requintada com pratos típicos portugueses, mas com um toque de modernidade.






Nada a apontar ao hotel, um 5* com muito requinte num ambiente descontraído, sem os "salamaleques" de hotéis de luxo e onde a tranquilidade impera mas onde são permitidas brincadeiras aos mais pequenos.


Para quem quiser comer fora do hotel, aproveitando os passeios, a região é riquíssima, tem muito bons restaurantes, onde se come muito bem. 
Para reservar este hotel pode fazer aqui no Booking, fácil rápido e seguro e na maior parte das tarifas não cobra o dinheiro antecipadamente, pagamos só no hotel

Comentários

  1. Pelas fotos, dá a entender que é um paraíso sem dúvida,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde,querida Alcina!
    Estive aí há dois meses e o Douro é lindo demais mas pretendo votar e conhecer as aldeias por onde não estive... Os vinhedos maravilhosos... as quintas...
    Tudo tão lindo em seu país que ainda estou estarrecida!
    Bjm muito fraterno

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares