Ensopado de borrego

Há um tempo atrás fomos almoçar a casa de amigos e o almoço era Ensopado de Borrego e os homens cá da casa adoraram, o maior que nem podia ouvir falar do bicho gostou muito e disse eu também já podia fazer cá em casa. 

Depois de uma dissertação á mesa sobre o dito bicho dizem os entendidos que o segredo é o tempero e  outros que é tirar não sei o quê da perna.....

Como o meu vem directamente do talho já prontinho para a panela, comprei uma parte de um bicho bem pequeno, porque dizem ser melhor e pelo sim pelo não retirei tudo que é bocadinhos de coisas brancas, gorduras, peles e afins... porque para mim é aquela gordura que confere o cheiro que muita gente não tolera neste tipo de carne/bicho.

E fiz á minha maneira

Borrego
Alho
Louro
Colorau
Mistura de pimentas e especiarias
Vinho Branco
Cebola
Polpa de tomate caseira
Azeite

Parti a carne em pedaços médios e temperei de véspera.

Fiz uma pasta com bastante alho esmagado, com as folhas de louro também partidinhas pequenas, o colorau, o sal e um pouco de pimenta moída de um moinho com especiarias e besuntei bem a carne com esta pasta e deixei no frigorífico de um dia para o outro numa caixa fechada, de manhã juntei o vinho branco e deixei mais um pouco.

Meti a carne num tacho com azeite e bastante cebola cortada em rodelas grosseiras e deixei estalar um pouco, depois juntei a polpa de tomate e a restante marinada onde esteve a carne e deixei estufar em lume brando durante algum tempo, até a carne ficar quase a desfazer-se, bem tenrinha e com o molho bem apurado.

Acompanha com batata cozida e salada ou legumes cozidos e a carne vai em cima de fatias de pão torrado, para ensopar o molho que fica delicioso :) daí o nome ensopado :) quem é ensopado é o pão :)

Comentários

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares