Bolo de cacau com cobertura de pasta de açúcar.

As mensagens aqui no blog andam tão atrasadas e ao sabor do vento que este bolo foi para o aniversário do filho dia 10 de Setembro e só agora o deixo aqui.

A receita fui buscá-la ao blog da minha amiga Argas, uma daquelas amigas bloguistas, que já consta da minha lista pessoal e por ver ela fazer publicidade ao seu bolo de chocolate no facebook me lembrei de ir cuscar.

Como ela diz fica um bolo muito grande, ideal para festas com muita gente e muitas crianças.
 A receita fiz ta qual a que ela tem no blog e  recomendo fica muito bom, fofinho e nada seco.


3 chávenas de farinha sem fermento
2 1/2 chávenas de açúcar(metade amarelo)
4 1/2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/colher de chá de sal fino
1 chávena de cacau magro em pó
1 chávena de óleo vegetal
1 1/2 chávena de buttermilk
3 ovos
1 1/2 chávena de café quente ou água quente.

Untar um tabuleiro grande ou duas formas pequenas e forrar com papel vegetal também untado e polvilhado com farinha.

Preparar o buttermilk.
1 1/2 chávena de buttermilk=1 1/2 chávena de leite +1,5 colheres de sopa de vinagre branco
Depois de misturar, deixar em repouso pelo menos 10 min.

Juntar os ingredientes secos numa taça grande e envolver bem, adicionar a esta mistura os ovos, o óleo e o buttermilk e bater muito bem com a batedeira.

Por ultimo juntar o café quente em fio e continuar a bater a massa.

Levar ao forno aquecido a 180º até estar cozido, deixar arrefecer um pouco antes de desenformar e rechear se quiser.




Para a cobertura usei pasta de açúcar branca e azul, as cores do clube do meu menino, adora pasta de açúcar... eu detesto, mas como o bolo era para ele, comprei... as decorações foi ele mesmo que fez com alguma ajuda, tudo em tamanho mini, ele não consegue ter a noção do espaço mas foi mesmo ao gosto dele.

Comentários

  1. Que bom aspeto que tem esse bolo! Bem escurinho como eu gosto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece-me um bolo de chocolate com a consistência que eu gosto, devia estar muito saboroso.
    Visita-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares