Migas de grão com bacalhau

Estas migas de grão é um prato que costumam servir no refeitório do meu hospital e eu que nem sou muito fã de grão, gostei tanto que tentei reproduzir cá em casa e foi do agrado geral.

Fiz à minha maneira e baseado no que vi e no modo como faço as outras migas e ficou muito bom.


Grão cozido
Couve branca/coração ou outra
Broa de milho
Alho
Azeite
Bacalhau em posta ou desfiado
Ovos
Farinha

Primeiro cozi o grão e reservei.

Entretanto levei ao lume a couve cortada em Juliana o mais fina possível em bastante água com sal, só mesmo para ferver.
Consegue-se partir a couve finíssima, se não se desmanchar o repolho, partindo só ao meio e depois em cima de uma tábua cortar fininho.

Cortei a broa em fatias para esfarelar de modo grosseiro, eu meti a casca e tudo.

Depois deste preparativos, piquei o alho que levei ao lume em bastante azeite, um dedo de altura no fundo do tacho, quando o alho já está a ferver bem, juntar a broa e deixar fritar um pouco e por ultimo envolver aqui a couve deixando harmonizar os sabores. Por ultimo juntar o grão e envolver.

Servi com bacalhau frito, podia ser frito em postas, mas eu preferi fazer de outra maneira, um sabor de infância que guardo na memória.

Bater os ovos com farinha para fazer um polme e envolver aí o bacalhau desfiado, eu usei migas de bacalhau demolhadas.
Depois é só fritar colheradas deste polme com o bacalhau 

Comentários

  1. Olha, adorei a sugestão, Alcina! Adoro grão e feitto assim, deve ser uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olha que ótima ideia, gostei!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares