Bolo de água

Mais um bolinho bem ao gosto da minha família, fácil e fica um bolão enorme que fica bom assim só, mas se for preciso para uma festa ficará muito bem com recheio e cobertura.

A receita foi uma colega de serviço que me deu, porque se farta de levar fatias para o lanche e publicitar esta especialidade da mãe dela e fiquei com o bichinho para experimentar, qual não é o meu espanto que falei nisso á minha mãe e ela diz que também o fazia antigamente, mas deve ser há tantos anos que eu nem me lembro :-)

7 ovos
1 caneca de água
3 canecas de açúcar (mal cheias)
3 canecas de farinha (bem cheias)
Raspa de limão
Fermento.

Bater em primeiro as gemas sozinhas e em seguida juntar a água e bater bem (faz muita espuma).

Juntar o açúcar e continuar a bater, neste bolo a massa não dobra, ela triplica de volume, o que acontece logo quando se junta a água, com a junção do açúcar só fica mais densa.

Por ultimo juntar a farinha peneirada com o fermento  e a raspa de um limão e envolver com cuidado.

Bater as claras em castelo bem firme, eu bati na Mycook e pela primeira vez consegui obter cá em casa claras tão duras como as que consigo na casa da minha mãe com a super-batedeira dela, na minha por mais tempo que batesse nunca conseguia assim. Envolver com cuidado no preparado anterior e verter numa forma bem grande, untada e polvilhada de farinha.

Levar ao forno a 200º durante 35 min.


Comentários

  1. Conheço esse bolo há anos, penso que também o conheço por bolo prata, não tenho a certeza.
    Acho que tenho a receita no meu longo arquivo, tenho de a procurar.
    Haja tempo :(
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá, Alcina!Este bolo tem um aspecto delicioso, bem caseiro como eu gosto!
    Vou levar a receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esse interior está bem a meu gosto, que delícia!

    ResponderEliminar
  4. Parece delicioso e muito fofo!!
    bj

    ResponderEliminar
  5. Nota-se mesmo que está fofinho! Vou levar a receita comigo!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Alcina, uma caneca equivale a 240 gr? E o fermento, qual é a quantidade? Obrigado e cumprimentos.
    Nuno

    ResponderEliminar
  7. Alcina, uma caneca equivale a 240 gr.? E o fermento qual é a quantidade? Cumprimentos e obrigado

    ResponderEliminar
  8. Olá Nuno, peço desculpa por não ter respondido, mas aceitei o comentário no serviço e quando cheguei a casa esqueci-me da pergunta, fez bem voltar a relembrar ainda que na torta de bacalhau :-)

    A medida da caneca que normalmente uso é de 200ml em gr não sei.

    O fermento, por norma não ponho porque uso farinha com fermento, mas se diz na receita costumo meter uma colher de chá, só para que se a coisa não correr bem não seja por falta do fermento :-)
    Bjs e bons bolinhos

    ResponderEliminar
  9. Acabei de experimentar esta receita... deu dois belos bolos... e tenho a casa a cheirar que é uma maravilha. Muito obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  10. se eu usar farinha que nao tem fermento,faz diferenca,mas ponho fermento nornal.

    ResponderEliminar
  11. Sim Inês se usar farinha sem fermento convém usar fermento, como costuma fazer para os outros bolos, eu normalmente uso sempre farinha com fermento :-)

    ResponderEliminar
  12. qual tamanho da assadeira usada pra aessa receita? desde ja cumprimentos pois sao receitas excelentes que ca tem

    ResponderEliminar
  13. A forma que está na fotografia é de 24 cm de diâmetro :)
    Obrigada pela visita e comentário

    ResponderEliminar
  14. Já confecciono este bolo há bastante tempo e sai sempre bem. Feito em forma quadrada, recheado e coberto, ou só coberto, dá um efeito lindíssimo e vai bem com todo o tipo de cobertura e recheio. A decoração será segundo o gosto de cada um, mas fica óptimo com fruta fresca ou congelada. Por ser um bolo bem grande, pode fazer-se em 2 formas e e montar um bolo de 2 andares. Enfim, as opções são múltiplas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tina
      Eu também uso este bolo como base para muitos bolos de festa, adapta-se muito bem a vários cremes de recheio e cobertura :)
      bjs

      Eliminar
  15. olá não sou chegada em açúcar, tem algum problema retirar da receita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde
      Eu também gosto de cortar um pouco no açúcar.
      Não uso outro tipo de adoçante, não sei as correspondências ou como ficaria o bolo, mas neste caso, penso que se pode cortar uma chávena que não fará falta, o bolo fica muito grande, mas uma chávena pode cortar, porque são 3...
      Obrigada pela visita e comentário, espero que goste do bolo se fizer, eu sou fã deste bolo.
      cumprimentos

      Eliminar
  16. Fiz hoje o bolo. Ficou super grande e muito lindo. Mas demasiado doce. . 2 chav de açúcar chega...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia
      Pois... eu agora também corto mais no açúcar, mas neste tipo de bolos fofos não corto tanto, costumo fazer como diz a receita, mas é caso para experimentar.
      Obrigada por me deixar a sua opinião. :)

      Eliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares