Profiteroles com recheio de creme de pasteleiro

Desde que vi o livro da minha Mycook decidi logo que a primeira coisa que ia experimentar seriam os profiteroles e como me enganei, já nem sei porquê mas os tão desejados foram ficando para trás.

É uma coisa que adoro profiteroles, mas não gosto (não gostava) de fazer a massa de choux, aquela coisa de juntar um ovo de cada vez e só poder juntar o outro depois do anterior ser absorvido era uma seca, ainda por cima porque a massa se tornava escorregadia e difícil de absorver os ovos.


Assim na minha maquininha é uma delicia fazer a dita massa, rápido eficiente e fica uma maravilha.

100gr de manteiga
150 gr de farinha
250 gr de água
5 ovos

Por a água e a manteiga no copo da máquina e programe:
7 minutos ; 120º ; vel.2

Adicione a farinha e misture 
10 segundos vel.5

Depois na vel.5 adicionar os ovos um a um, tendo o cuidado de ver se o anterior já foi absorvido.

Depois é só cozer a massa de choux da forma que quiser, em belos profiteroles, eclaires ou ainda num sofisticado Saint-honoré, 

Eu cozi em bolinhas no forno pré aquecido a 200º durante 20 minutos a primeira fornada e ficaram branquitos, a segunda baixei para 180º e meti ventilação no forno  e foi vê-los crescer e dourar, ainda que demoraram os mesmo 20 minutos.

Para rechear, pensei primeiro fazer chantilly e cobrir com calda de chocolate, porque gosto e era o que eu fazia normalmente, era esse o meu costume, mas depois vi no livro creme de pasteleiro e resolvi experimentar também e penso que foi a melhor opção, ficaram divinos assim recheados com este creme.

500 ml de leite
4 gemas
100 gr de açúcar
40gr de farinha de milho(maisena)


Coloque a pá misturadora nas laminas.

Deite todos os ingredientes no copo pela ordem de ingredientes e programe:
10 min; 100º; vel 3.

Assegure-se de que o creme ficou espesso ou pode marcar mais um minuto á mesma temperatura e velocidade.

Para rechear, ou se faz um corte lateral e recheamos com uma colher, ou metemos o creme de pasteleiro num saco e com o bico fazemos um furinho e enchemos, fica mais fechado e o creme não fica á vista e a sair.

Comentários

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares