Um bacalhau mais pró bacalhoa ou será escamudo!!

Ás vezes caimos na tentação de entrar em promoções e prémiozinhos que os senhores das grandes superficies nos impingem e nos metem pelos olhos dentro, como estamos em crise e os cortes no orçamento são cada vez maiores, eu como todo mundo também aproveito, mas bacalhau já decidi que não volto a cair...

As duas ultimas vezes que comprei lá no sitio do costume que é como quem diz o continente e saiu fiasco.

O primeiro foi devolvido e devolveram-me o dinheiro TODO, mesmo depois de demolhado e depois de já ter comido três postas, porque parecia peixe fresco, mole e desfazia-se todo ao cozer, ficava sem qualquer tipo de apresentação.

O ultimo, como já tinha deitado o talão fora quando o demolhei, fiquei com ele e tentei dar-lhe algum uso decente, porque para além de ficar escuro era duro.... dizem que é paloco!! dizem que é bacalhoa!!! ou será que é escamudo!!! pois eu não sei, é o que me dizem as minhas amigas e colegas, eu só sei que pelas indicações da loja, é bacalhau e da noruega, porque no do pacifico eu já não caio, porque já uma vez  comprei sem saber e também não gostei.

Resumindo comprar bacalhau é quase uma ciência, há tantas probabilidades de sair mau, quase como receitas e modos de o preparar, cá em casa e como se trata de um peixe caro, pelo menos em promoção nunca mais compro, porque está mais que sabido que deve ser algum lote com defeito.

Uma das alternativas que encontrei para comer este ultimo duro, foi esta que aqui deixo, nem era para aqui trazer, e por isso as fotografias não foram caprichadas, porque só no fim de estar quase comido e de reunir tanto elogio é que pensei no assunto, porque até o meu menino que nunca repete nada pediu mais e elogiou tanto a parte de cima que pensei melhor e ainda fotografei os restos...


3 postas de bacalhau
Meio molho de grelos de nabo
4 batatas médias
3 ovos
Broa esfarelada com salsa
Azeite, bastante...

Arranjei os grelos em raminhos pequenos e cozi tudo junto, com as batatas só cortadas ao meio.

Antes de acabar de cozer tudo, retirei o bacalhau e desfiei, retirei as peles e espinhas.

Depois de tudo cozido, escorri e cortei as batatas em pedaços mais pequenos.

Coloquei tudo em camadas num pirex, no fundo os grelos, depois as batatas, o bacalhau lascado e os ovos cortados ás rodelas em cima, para terminar polvilhei com a broa ralada com salsa, que tenho no congelador, quase sempre, feita como fiz neste bacalhau, é prático e serve para muitos bacalhau`s.

Por cima reguei com bastante azeite aromatizado com alho e foi ao forno a tostar a broa.
Foi um sucesso, simples e rápido, ainda que não pareça.

Comentários

  1. É, Alcina, comprar bacalhau se tornou mesmo um desafio. Se o tal peixe é caro por aí, imagine o preço que ele chega aqui para nós. Ao menos alguns se dignam a vender peixe "tipo bacalhau", assim não compramos enganados. Ainda ontem, fiz uma dessas imitações de bacalhau... Até que deu certo, mas não ficou apresentável como o seu. Rss... Só não entendi bem os "grelos"; não sei o que são. Há algum correspondente aqui em terras brasileiras?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente a propaganda enganosa leva-nos na certa... nestas alturas há que ter mesmo muito cuidado :) Mas resolveste bem o assunto!

    ResponderEliminar
  3. Alcina também já me aconteceu imensas vezes desiludir-me com a qualidade do bacalhau principalmente quando compro embalado já desfiado.
    Mas o teu bacalhau teve um final feliz tem um aspecto delicioso.

    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares