Mais um doce de ameixa

Adoro fazer doces, não me canso de o dizer, nem de os fazer, tenho sempre um monte de frascos diferentes na despensa e no frigorifico, claro que não comemos tudo ou estariamos já diabéticos, sempre que vem alguem a casa e se fala no assunto lá sai com um frasquinho na mão, mas como já disse a quantidade de açúcar também já foi bastante reduzida cá em casa, por isso também não fazem muito mal os meus docinhos.

A fruta para doce salvo raras excepções é biológica, ou vem da quinta ou de alguma quinta de alguem amigo ou de familia. Estas ameixas vieram da sogra, de uma árvore que raramente dá, por causa do frio da zona, mas este ano estava carregadinha e quando lá fomos buscar estavam já um pouco passadas e como eram muitas resolvi mete-las na panela e elas nem se chatearam nada.

A cor delas é sempre verde, mesmo quando já se estão a desfazer por dentro, nem sei que variedade é esta, já me disseram que são abrunhos franceses e que seriam rainhas claudias, estas vieram mesmo da zona de lamego e nem a princesas chegaram

Com meia pele e com os caroços por inteiro, porque como são pequeninas não havia paciencia para os tirar, lá foram para a panela só com metade do açúcar do peso da fruta, até porque estas ameixinhas são puro açúcar, docinhas docinhas.

Quando a fruta começa a cozer, os caroços começam a soltar-se e é só caçá-los com uma escumadeira e se os quiser chupar é uma delicia :-) deixar ganhar ponto mas não muito forte.
No fim como tinha umas peles á vista triturei com a varinha mágica e ficou um puré delicioso, onde o sabor da ameixa fica perfeito.
Acondiciono em frascos com tampa de metal e fecho logo ainda com o doce a ferver, pois assim cria um vácuo e não deixa aparecer fungos, mas com esta quantidade de açúcar que eu ponho, não se conservam por muito tempo depois de abertos, eu deixo-os no frigorifico depois de abertos e aguentam mais um pouco, mas como têm pouco açúcar podemos come-los bem rápido.

Comentários

  1. Alcina este doce ficou com uma cor linda.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. A cor ficou fabulosa.. Nunca experimentei doce de ameixa, deve ser mesmo bom :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Só de saber que são biológicas, já faze muita diferença.
    A cor surpreende, mas o que vale mesmo é o resultado.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei dessas ameixas verdes mas gosto de tudo que é compota de fruta :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares