Bolinhos de arroz.

Bolinhos de arroz e pastel de nata são os unicos bolos que me abrem o apetite em pastelarias, e mesmo estes raramente como, não faz parte do meu dia a dia este tipo de lanche.

E por incrivel que pareça nunca me tinha puxado para os fazer, talvez porque não sou muito fã de bolinhos pequenos e de untar forminhas, mas agora que arranjei um fanático de untar forminhas pode ser que venha a fazer mais, é que o meu pequeno é um papa manteiga e então adora untar as formas, porque no fim lambuza-se todo a lamber os dedos.


Esta receita procureia por aí

125 g de açúcar + o necessário para polvilhar
70g de margarina
3 ovos
150 g de farinha de arroz
50 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Bata o açúcar com a margarina até obter um creme liso e esbranquiçado.
Junte os ovos, um a um batendo sempre.

Isto é o que diz a receita pela qual me guiei, mas quando fiz estes bolinhos estava com um monte de coisas em mão e a primeira coisa que fiz foi partir os ovos e como tinha na ideia que a segunda coisa que se metia era a manteiga foi mesmo isso que lhe juntei e só quando o meu ajudante me disse que aquilo não se misturava bem é que dei conta do erro, mas não houve problema, juntei-lhe em seguida o açúcar e a coisa já se misturou melhor e foi só bater muito bem.

Depois foi só juntar a farinha de arroz misturada com a outra farinha e o fermento e envolver muito bem.

A parte do papel vegetal a envolver os bolinhos tão tradicional e que os caracteriza tão bem, passei....

Por isso meti a massa nas forminhas untadas e polvilhadas de farinha e polvilhei a massa antes de ir para o forno com açúcar.

Cozeram em 10 minutos no forno pré-aquecido a 180º com ventilação.

Ficaram uns bolinhos muito bons, mesmo com a troca na ordem dos ingredientes e sem o papel.

Quem quiser fazer com o papel, é só cortar uns rectangulos em papel vegetal e agrafá-los em canudinhos, meter num tabuleiro também forrado de papel vegetal e encher coma massa.

Comentários

  1. Ui...bolinhos também não é comigo. Nunca saem bem. Mas acho que em se atinando com a massa e a temperatura do forno é um estilo de pastelaria que é fácil e rápida de fazer. Mas eu não tenho cá em casa quem me barre as formas...
    desejo uma óptima semana

    ResponderEliminar
  2. Sou tal e qual!
    Bolos de arroz e pasteis de nata são os meus favoritos. E mesmo em casa, gosto dos bolos simples e sem grandes recheios.
    Os teus bolos de arroz estão lindos, vou levar um para "papar" antes de ir dormir :)))

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  3. Perfeitissimos!
    Ficarem melhor era impossivel.
    Até têm aquela capinha tipica por cima de açúcar tostado.
    Ai que delicia!
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Também nunca fiz mas ando com vontade :)

    ResponderEliminar
  5. hum que bons nao e? tambem e dos meus bolos favoritos e ha imenso que nao como

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares