Risotto de Palmito

Nunca tinha comido palmito, mas de tanto ver nos blogs, tive que experimentar, muito pouco frequente na nossa gastronomia, é amplamente utilizado no Brasil, já que é uma parte que se extrai do interior das folhas de algumas palmeiras, é tipicamente tropical.

O que encontrei à venda foi de conserva em frasco, mas mesmo assim, depois de provar fiquei fã.

O palmito é um alimento obtido da região próxima ao meristema apical, do interior do pecíolos das folhas de determinadas espécies de palmeiras (ou popularmente, o "miolo" da palmeira). Trata-se de um cilindro branco contendo os primórdios foliares e vasculares, ainda macios e pouco fibrosos.

O meu risotto é uma mistura de receitas que pesquisei na net e um bocadinho também de outros risottos que costumo fazer.


1 chávena de arroz risoto
1/2 cebola
1/2 frasco de palmito de conserva
1/2 chávena de vinho branco
2 e 1/2 chávenas de água
1 cubo de Knorr de galinha
1 colher de sopa de manteiga
2 colher de sopa de azeite
Queijo ralado a gosto



Primeiro picar a cebola bem fininha e levar ao lume a alourar na manteiga e azeite.

Juntar o arroz e mexer sempre até absorver a gordura toda e começar a ficar transparente.


Juntar então o vinho com cuidado porque borbulha muito e mexer sempre até secar completamente.

Juntar então caldo de carne, feito com a água e o cubo Knorr, a ferver aos poucos e sempre a mexer.


Quando o arroz está quase cozido e já absorveu a maioria do liquido, juntar o palmito aos cubinhos ou ás rodelas, eu meti cortado das duas maneiras e aos cubinhos desaparece.

Continuar sempre a mexer, para não pegar ao fundo do tacho e por ultimo juntar o queijo ralado e envolver bem. Eu usei uma mistura de queijos ralados, que inclui chedar, mozzarela, parmesão e emental e polvilhei também no prato.


Ficou muito bom e cremoso.

Comentários

  1. Que pratinho tão delicioso.
    Gostei muito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Risotto, o teu está uma delicia, nunca fiz nada com palmito, mas já tinha ouvido falar.
    Original.
    bjss

    ResponderEliminar
  3. Olha estou como tu estavas, nunca provei palmito... pelas fotos parece alho francês.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Amiga, que risotto tão mimoso, ficou super apelativo!
    É a 2ª receita que vejo hoje com palmito, e aguçaram-me a curiosidade!
    Acho que nunca vi tais frasquinhos, mas não como investigar!hehehe
    Uma sugestão muito suave e deliciosa! Feliz Dia Branco! :)

    ResponderEliminar
  5. nunca provei, mas é uma boa sugestão para o dia branco !

    bjka e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Não fazia ideia o que era o palmito! Boa receita! Adorei.

    ResponderEliminar
  7. Alcina, agora com mais calma é que estou a conseguir ver as participações.
    Gostei muito da tua versão salgada e parece resultar muito bem mesmo sem verdes.
    Vou adaptar a tua receita (substituo o caldo de galinha por caldo de legumes) e introduzir alho francês e queijo.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Dahh...não era queijo que eu queria dizer...mas sim cogumelos.

    ResponderEliminar
  9. Olha os palmitos!!

    Uma vez vi num programa da Discovery o processo de "fabrico" dos palmitos e fiquei curiosa. Já olhei para eles no supermecado mas nunca tive coragem de comprar...

    Sabem a quê?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Meninas obrigado pelos coments.

    Mary os frasquinhos encontram-se no sitio do costume, na zona dos enlatados e conservas tipo pikles e espargos.

    Borboleta, pois a imaginação é fertil e cada um adapta aos seus gostos e fica muito bem assim só com vegetais e bem branquinho.

    Para quem nunca provou prove, porque o sabor não sei definir, mas é bom e eu gosto particularmente da textura, nada a ver com alho francês, só na forma cilindrica e na cor branca :-)

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá Alcina
    Bem original a tua participação!
    Parabens!

    ResponderEliminar
  12. Adoro risotto.
    Este tá mesmo apetitoso...

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Parece incrível que gostando tanto de palmito e risoto, nunca tenha feito um. Agora vou fazer.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Que delicía!
    Gosto muito de risotto, palmito nunca comi.
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Adoro palmitos, são uma autêntica delicia.
    Excelente sugestão.
    Parabéns pela participação x

    ResponderEliminar
  16. Alcina, sempre uso palmito nas minhas saladas,que eu adoro. Vou experimentar fazer o risoto,com certeza e delicioso.

    ResponderEliminar
  17. Olá!!

    Vim agradecer e retribuir a sua visita lá no meu blog ;) Não conhecia o seu e gostei muito, vou voltar mais vezes :)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  18. Un risotto exquisito. Para el Arco Iris blanco muy apropiado. Besos.

    ResponderEliminar
  19. Nossa que delicia, adoro risoto e tenho paixão por palmito!!!
    Ficou lindo!!!!
    beijos
    Lu

    ResponderEliminar
  20. Nunca provei palmito...mas a provar, sem dúvida! Excelente participação! bjinho

    ResponderEliminar
  21. Olá Alcina. Vim agradecer e retribuir a sua visita no figo. Não conhecia o seu blog e voltarei mais vezes já temos 3 coisas em comum: o gosto pela arte, por viagens e por gastronomia. : )
    bj

    ResponderEliminar
  22. Tenho que procurar palmito porque é algo que quero mesmo provar :) O risotto deve ter ficado muito bom!

    ResponderEliminar
  23. Eu nem acredito que desta vez consegui entrar no teu blog sem problemas!!

    Tem sido uma odisseia tentar entrar, ler o artigo do dia da cor e finalmente comentar!!

    Isto porque dá erro no internet explorer e apaga a página. Mas não é o único! Pois também não consigo aceder ao da Argas e ao da Claudia M., de vez em qdo.

    Enfim, tanto sofrimento só para te dizer que achei a tua participação branca SUPER ORIGINAL!!! Já comi palmito mas apenas na salada e nunca num arroz. Bem lembrado o palmito! 5 estrelas!

    ResponderEliminar
  24. Canela e carlinha obrigado

    Gina o arroz de palmito fica muito bom, onde o provei foi no santagula lá em S. paulo.

    Ana eu também fiquei fã

    Fátima, em salada ainda não fiz, mas lá no brasil comi bastante e gostei.

    Tangerina (carlota) obrigado e volte quando quizer:-)

    Anna esquisito pero bueno ;-)

    Luciana obrigado.

    Argas vale sempre a pena experimentar sabores novos :-)

    Margarida obrigado, quando tiver um tempinho tenho que lhe fazer umas visitinhas também :-)

    Ameixinha, vale a pena experimentar, pena que por cé é carito, pelo menos no sitio do costume onde comprei :-(

    Rute até fiquei banza com essa noticia :-( é que se o meu bloguinho avaria entro em deprééé, nem sei por onde procurar esses erros!!! eu entro bem, mas a verdade é que ás vezes também tenho dificuldade em entrar em alguns blogs, normalmente clico na seta retroceder e resulta!!
    Obrigado pelo aviso, já estive a fazer umas alterações na barra lateral a ver se melhora!!

    bjinhos para todas

    ResponderEliminar
  25. Alcina,

    sou louca por palmitos. Mas você achou palmito em Portugal? Aqui ninguém nem sabe, nem nunca ouviu, do que se trata...

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  26. Amo palmitos...que delicia deve ficar este prato!

    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  27. que bela receita que escolheste para mais um dia branco. esta divinal sem duvida.
    ebijinhso e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  28. Ai, ai, ai... adoro palmito assim, cremoso. Vou ter que fazer esse prato urgentemente!

    Adorei participar pela primeira vez do dia do branco e já estou planejando o dia do castanho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares