Punheta de bacalhau

Este é um prato bem português, o nome bem brejeiro, deixou-me algumas dúvidas, ainda pensei se lhe chamava o próprio ou se lhe encontrava algo mais soft, mas já que é assim que o povo lhe chama e este é um prato bem popular, nada de alterar identidades.

É uma saladinha bem fresca para o verão, óptima para servir como entrada com umas tostinhas ou pão torrado, para um lanche, para um piquenique ou para quando se quiser.

A dificuldade é zero, mas o sabor é 100%

Basta desfiar umas postas do lombo do bacalhau previamente demolhado, retirar peles e espinhas.
Se for para servir como entrada deve-se desfiar bem fininho,para isso envolve-se o bacalhau já desfiado num pano limpo e esfrega-se bem.

Juntar alho bem picadinho e cebola a gosto, cortada em tirinhas ou picada e temperar.




O tempero é também ao gosto de cada um, pode ser com um bocadinho de pimenta moida, salsa picada, vinagre, mas o que não pode faltar é azeite do bom e muito, para no fim molhar uns pedacinhos de pão ou broa.

O acompanhamento pode ser uma salada a gosto, de agrião ou alface, no meu caso foi mesmo tomate e pepino.

Eu adoro assim simples, há quem adicione outras coisas, ovo cozido, pimentos e azeitonas por ex e as azeitoninhas ficam deliciosas, o resto passo 😊

Já seguem a minha página Cininha

Comentários

  1. Também gosto muito de punheta, como boa apreciadora de bacalhau!
    Dava um almocinho ligeiro e delicioso! :)

    ResponderEliminar
  2. Se tem bacalhau, é bom!
    Bom domingo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Se já foi baptizada pelo povo,fizeste bem em não alterar...
    Gostei da tua versão!
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. Há muitos anos, quando era criança, a minha avó materna fazia este prato só para nós duas... eram uns almocinhos inesquecíveis!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Ai meu Deus! Não havia necessidade! Onde está o provedor dos blogs!!!

    Não é punheta, Santo Deus! O nome do prato é espinheta de bacalhau!!Espinheta significa "sem espinhas".

    Por causa da punheta e da espinheta levei um dia um valente puxão de orelhas da minha avó. Nunca mais esqueci!!!! Mas que é uma delicia, é! Um prato crudivoro hein!

    ResponderEliminar
  6. Pois eu acho um nome engraçado e típico, e sei que se pode chamar esses dois nomes Espinhetas (sem espinhas) e Punhetas (de punhar ou puxar), agora não misturem punheta com espinhas ..uí lol.. enfim é um prato delicioso e este aqui esta bem apresentado e saboroso. parabéns :) xx jinhos

    ResponderEliminar
  7. Há que chamar os bois pelos nomes. É punheta e será sempre punheta... é não há punheta que não seja boa he he

    ResponderEliminar
  8. O nome é muito engraçado... e concordo com a ameixa!! hehehe

    ResponderEliminar
  9. eu também gosto de punhetas, mas n gosto de bacalhau!

    Ana E.D.D.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares