Paraty o outro lado do paraiso

Se em S. Paulo fizemos o circuito para turista do Túnel do tempo, aqui em Paraty fizemos o real.



Passear pelo seu centro histórico é uma viagem através do tempo, quase podemos imaginar os portugueses de 1600 que por lá embarcavam o ouro e as pedras preciosas rumo a portugal.

A casa típica colonial, em tudo parecidas com as nossas, mas com o traço típico do Brasil daquela época.
























As ruas alagadas pela cheia da maré é uma característica desta pequena vilinha, que está mesmo em cima do mar.


















Esta cidade colonial, é considerada Património Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitectónicos.

Tem na sua história um certo misticismo e esoterismo, ligados à maçonaria, é uma cidade muito fotogénica e por isso muito procurada pelo cinema e TV.



Em Paraty parece que o tempo não passa, ele anda atrás de nós, porque nem as pedras da calçada (Chamadas de Pé de moleque) nos deixam caminhar muito depressa, um local ideal para quem sofre de stress.





Para além de usufruir desta calma, passear pelas ruas, vêr o nascer e o pôr do sol, entrar nas muitas lojinhas, comer bem em bons restaurantes e ouvir boa musiquinha, demos um passeio pelas ilhas num barco, que ao longo do dia nos levou pelas águas calmas de um azul ou verde tão intensos, que parece irreal.

Fomos parando em prainhas quase desertas, para belos mergulhos e para beber umas águinhas de coco, ou ver os peixinhos coloridos que por lá vivem.



Para visitar mais em Paraty, varias galerias de arte, as Igrejas e a casa da cultura e muito mais concerteza haveria, mas o tempo era pouco.



Para o relax ser total, nada como dormir numa das muitas pousadas que por lá encontramos, casas todas antigas, mas deliciosamente recuperadas, com um ambiente muito simpático e acordar com o barulho infernal dos pasarinhos.



Nós ficamos na Pousada-Porto-Imperial mais um contributo para a nossa viagem no tempo, com recantos muito bem decorados e com um pequeno almoço, delicioso.
















Comentários

  1. A tua viagem têm momentos lindos e com imagens espectaculares, até fico com nostalgia e não foi eu que fui.
    bjsss

    ResponderEliminar
  2. Alcina, temos várias cidadezinhas pelo país, que conservam esse ar bucólico, mas Paraty é uma das mais lindas.
    Você escolheu bem as cidades para ficar hospedada no Brasil, embora tenha muita coisa para se conhecer nesse país continental. Acho que terá que voltar... Enquanto isso, deixe que eu mostro algumas delas, de vez em quando.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Alcina,


    Que viagem maravilhosa você fez, de causar inveja a esta brasileira saudosa. Adorei as fotos. Eu amo Paraty, fui muito lá com os meus pais quando era criança e tenho memórias maravilhosas de lá.

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  4. Uma das coisas mais famosas de Paraty é o sorvete. "DIZEM" que no Brasil não é feito um sorvete igual ao deles... mas ainda não visitei Paraty para saber se é verdade ou não.

    bjokas

    ResponderEliminar
  5. Alcina querida, Paraty é sem duvida uma cidade lindíssima... já estive lá com minha mãe por diversas vezes, e adorei!!! Fico feliz por saber que você aproveitou bastante a sua viagem.
    Beijo grande,

    Mari

    ResponderEliminar
  6. Se combate o stress é ideal para mim!
    Pena ser do outro lado do Atlântico...parece-me lindíssimo e apaziguador! Amei as paisagens verdejantes e acho que já não regressava...hehehe:)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares