Quindim

Pois é na hora em que esta minha mensagem for publicada ainda andarei em zona de ninguém, ou seja nos céus a voar de regresso da minha tão sonhada viagem ao Brasil.

Então como homenagem a esse país com uma gastronomia tão rica o Brasil, onde espero provar os originais, os verdadeiros quindins brasileiros :-) deixo esta sugestão, um quindão bem amarelinho, um dos meus doces preferidos.



250 gr de coco
150 ml de água
1o gemas + 2 ovos inteiros
500 gr de açúcar
Manteiga e açúcar para untar a forma

Misturar o açúcar com a água e levar a ferver, para fazer uma calda ligeira e com esta escaldar o coco.

Bater as gemas com as duas claras e ao pouco e pouco ir juntando a mistura anterior, com cuidado para não talhar as gemas, envolver bem.



Untar uma forma grande sem buraco ou pequeninas, (eu gosto mais de fazer em forma grande) com margarina e polvilhar com açúcar.

Verter a mistura na forma e levar ao forno a cozer em banho Maria, em temperatura alta (230º) durante 35 min.


Delicioso, um manjar dos deuses :-) o meu bolo favorito :-)

Comentários

  1. Não faz mal nós "perdoamos-te"...hehe
    ficamos a aguardar o teu quindim.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Aguardamos então a tão deliciosa alteração =) Espero que seja uma boa viagem.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Alcina, devo confessar que não gosto de quindins, são muito doces para o meu paladar. Mas a escolha foi bem apropriada, tanto pela cor, pela origem do prato, quanto pelo fato de estar voltando do Brasil.
    Estou ansiosa para saber as novidades.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Alcina, tu mesmo nos céus não deixas de nos contemplar com uma bela receita, aliás um doce que nunca provei e deve ser divino com tanto ovo! Uma excelente escolha amarelinha e deliciosa!
    Espero que chegues bem, chei de novidades para nos contar! Hehehe:)

    ResponderEliminar
  5. Estás a voltar cheia de estilo! Quindinho é do best para o dia amarelo :-)) Quindinho divino vindo directamente dos céus a sobrevoar o Atlântico!

    Ficamos à espera de noticias da viagem ;-)Beijokas.

    ResponderEliminar
  6. Quindim deve ser uma delícia. Também adoro os doces com gemas :)

    ResponderEliminar
  7. Adoro! Uma de minhas receitas favoritas!
    Parabéns!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  8. Deve ser bom demais, mas com tantas gemas, assusta o meu colestrol... :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Alcina,

    Que farra é esta.. ainda não voltaste? Pensei que já estivestes de volta.

    Adorei encontrar este quindim decorando tuas páginas. Eu amo quindim de paixão. Comeria inteiro se pudesse.

    Espero que tudo tenha corrido muito bem. Sei que fez frio e chuva em São Paulo.

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  10. Bem-vinda!!

    As ferias foram boas??

    Este Quindim tem cá um aspecto...

    Bjitos

    ResponderEliminar
  11. Olá amigas
    Pois é voltei, o que é bom acaba depressa :-)
    Quanto ao quindim eu adoro adoro mesmo e o meu não fica nada atras dos verdadeiros hehehe prometo que ainda este mês apresento a fotografia do meu.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Wow eu adoro esses doces que ficam nos dedos e depois me lambo todo ...tenho tantas saudades adorei vê-los aqui...:) jinhos xx

    ResponderEliminar
  13. O meu homem simplesmente adora quindim!! Tentei fazer uma vez mas não correu muito bem... tenho de tentar de novo!
    O teu ficou tão perfeitinho! :)

    ResponderEliminar
  14. Bem, temos direito a passo-a-passo e tudo! Esse coquinho ralado está demais e o aspecto é tentador!
    Eu gosto de certeza, só tenho pena que leve tantos ovos e açúcar...mas uma vez não são vezes, né? hehehe:)

    ResponderEliminar
  15. este quindim ficou com um aspecto deivinal!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares