Pipis ou serão moelas

Estes pipis nome por que é conhecido um petisco muito comum em tabernas e restaurantes mais antigos e tradicionais, é usualmente servido em lanches ou petiscadas, com bastante molho para molhar o pão, também em entradas e até como prato principal, como foi o caso cá de casa.


Feito habitualmente com miudos de galinha, cá em casa é mesmo só com as moelas.


1 embalagem de 500gr de moelas
2 cebolas
4/5 dentes de alho
Um tomate madurinho/polpa de tomate
Uma folha de louro
Sal e pimenta q.b.
Vinho branco
Azeite


Em primeiro lugar há que lavar muito bem as moelas e raspar alguma pele interior indesejável, há quem diga que se deve esfregar com vinagre, eu passo nesta parte.


Depois cortar a cebola em meias luas grosseiras e picar os alhos também de modo grosseiro.

Meter tudo dentro da panela de pressão, com o azeite, meio copo de vinho e meio copo de água, sal e a folha de louro.


Tapar a panela e levar a cozer durante 15 minutos contados depois de começar a ferver.


Abrir a panela e juntar o tomate pelado e/ou polpa de tomate, neste caso juntei só meio copo de polpa de tomate de alho e cebola da qual fiquei fã, juntar os temperos a gosto, pimenta ou outros e deixar apurar o molho.




Fica um molhinho grosso mesmo bom para molhar o pão.

Mas para além disso como serviu de almoço, comemos com um arrozinho de cenoura e ervilhas, feito á moda do arroz branco cá de casa, tudo cozido só no dobro da água, com uma folhinha de louro e sal.

Comentários

  1. Hummm que ricos pipis :-) quem não gosta de uns bons pipis ;-)

    ResponderEliminar
  2. Fizeste mesmo como eu gosto, só com moelas. Não gosto muito dos outros miudos, principalmente dos pescoços...
    Infelizmente, o meu marido acha que as moelas não são comestíveis!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Alcina,Amiga querida,
    De uma passadinha no Vó Mindoca, tem selinho lindo para vc!
    Adoro moelas, e estas parecem deliciosas!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gosto de moelas, mas nunca coloquei vinho. Deve ter ficado gostoso esse prato.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de moelas, mas raramente faço...
    É um petisco simples e saboroso, dá muito jeito para dias de azáfama! :)

    ResponderEliminar
  6. Pode sair 1 prato aqui pra mesa do fundo :)...
    bjinhus e bom domingo

    ResponderEliminar
  7. Eu conheço por moelas e já não como há muito tempo. Há quem não goste mas elas são muito boas se forem bem preparadas como as tuas :)

    ResponderEliminar
  8. Um prato barato e simples, fiquei com água na boca. Bom Domingo

    ResponderEliminar
  9. Amiga Alcina, obrigada!
    Estou a ficar caduca! Hahaha
    Para mim é só mais um dia, banal e tranquilo! Beijókas****

    ResponderEliminar
  10. estao com um molhinho taoi bom para molhar o pao.
    ja em estou a lmaber
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto tanto, mas tanto de moelas, que tu nem imaginas.
    Estou capaz de morder o écran...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares