Moussaka á minha maneira

Moussaka é uma especialidade gastronómica do Médio Oriente, típico das culinárias grega e turca, entre outras, constituído por carne de carneiro, beringelas, e tomate, sempre condimentado com azeite, cebola e ervas e fortemente temperado com pimenta.


Esta espécie de moussaka, fiz para aproveitar o resto da carne picada que sobrou da bolonhesa e umas beringelas que andavam á tanto tempo no frigorifico, que uma até já estava a lamentar-se e não lhe arranjava destino.
Por isso esta de turca ou grega tem apenas a minha memória de viagem por aquelas terras.



Em primeiro lugar cortei as duas beringelas ás rodelas e meti-as numa taça com água e um bocadinho de sal, para não ficarem negras.

Entretanto e porque a carne já não era muita, resolvi aumentar o recheio, fiz um novo refogado com azeite e
Uma cebola cortada de modo grosseiro;
Um pimento partido aos pedacinhos
Um tomate fresco cortado de modo grosseiro.
uma cenoura ás rodelas finas.
No fim destes legumes estarem já todos ao lume, juntei a carne picada que já estava bem cozinhada e temperada, deixei tudo apurar e ganhar os respectivos sabores. Juntar mais uns pozinhos de perlim-pim-pim, a famosa pimenta e um nadinha de cominhos.

No fim foi só montar os ingredientes.

No fundo de um recipiente para ir ao forno coloquei um bocadinho de Molho bechamel daquele comprado já feito, no total usei mais ou menos 2/3 do pacote de 500ml e algumas rodelas de beringela.


E em cima uma parte do guisado e assim sucessivamente até acabar os ingredientes todos.
Por cima deitei mais molho bechamel e polvilhei com bastante queijo ralado, eu costumo usar uma mistura de queijos para gratinar.


Foi ao forno o tempo suficiente para cozinhar as beringelas e gratinar, mais ou menos 30 min a 200º

O resultado foi bastante saboroso, o molho da carne com o bechamel fez uma ligação espectacular, resultando um molho espesso, parecia quase que tinha levado natas.

Apenas uma notinha a referir, na proxima vez que voltar a fazer, tiro a casca á beringela, porque quando se come, como a beringela é bastante macia e se desfaz, fica desagradável encontrar as rodinhas da casca inteiras.

Comentários

  1. Belo gratinado. Gosto muito de beringela!
    Também não gosto de encontrar a casaca da beringela :)

    ResponderEliminar
  2. Tão boa que ficou esta tua moussaka...
    Fiquei com vontade de voltar a experimentar.
    (Concordo contigo no descascar das beringelas...)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Esse gratinado à saida do forno e a descrição do molho deu-me vontade de experimentar esta versão de moussaka, pois deve ter ficado uma maravilha:)

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. é o que peco (quase) sempre quando vou a um restaurante grego ;-) e agora nao me recordo se a beringela vai com casca ou nao. beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares